Os métodos de segurança no trabalho são um conjunto de medidas que devem ser implementadas a fim de garantir segurança e qualidade dos trabalhadores. Esse conjunto visa manter a integridade física e psicológica da equipe e evitar acidentes que possam vir a correr. A seguir, conheça algumas dessas medidas.
Avaliação Ergonômica
Consiste em uma fiscalização dos postos de trabalho em uma empresa. Verifica-se as possíveis situações de comprometimento para o trabalhador, como postura, repetitividade, fadiga, entre outros.
NR12 Máquinas e Equipamentos
A Norma Regulamentadora procura atender às necessidades de treinamento e adequações para o manuseio de determinados equipamentos.
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
São escolhidos representantes dentro da empresa que ficam responsáveis por fiscalizar as condições de trabalho e criar medidas preventivas.
SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)
Toda empresa que preze pela segurança do trabalho precisa oferecer momentos de programação com palestras sobre o assunto para os seus servidores, a fim de que eles possam ter ciência dos direitos da segurança.
PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Esse programa visa estabelecer um conjunto de medidas que agreguem saúde e integridade aos trabalhadores. Existe uma legislação que prevê que todas as empresas de caráter público ou privado devem elaborar o PPRA. No programa, deve conter o tempo máximo de exposição dos trabalhadores em ambientes físicos, químicos ou biológicos que possam conter alto risco ao trabalhador.
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil)
Essa medida é oferecida aos trabalhadores de construção civil antes do início das atividades. Tem como finalidade analisar os riscos de todas as etapas das obras e necessita ser periodicamente atualizado.
Ordem de Serviço NR01
Nessa medida preventiva, a empresa tem como papel informar as condições de saúde e trabalho que determinado cargo oferece e quais são as medidas preventivas corretas.
Mapa de Risco
Essa medida preventiva faz com que todos os funcionários tenham conhecimento sobre os fatores presentes no local de trabalho, os seus processos e a sua forma de organização.
LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho)
Essa medida é extremamente necessária, pois consiste em uma documentação que lista todos os agentes nocivos no ambiente de trabalho e como eles podem gerar danos aos trabalhadores.
Para mais informações, contate-nos!